Share Button

Domingo passado, fui conhecer o restaurante árabe Véu de Seda, no bairro de Moema. Ao chegarmos, logo na entrada, a hostess perguntou:
– Groupon ou Peixe Urbano?
Como assim? Groupon ou Peixe Urbano? Disse que a indicação tinha sido de uma amiga. Ela chamou a garçonete e cochichou que nós erámos “à la carte”. Aquela pergunta – “Groupon ou Peixe Urbano?” – deveria ter sido a senha para eu virar as costas e ir embora. Tenho uma certa desconfiança de restaurantes que trabalham com esse esquema de vendas coletivas, assim como não gosto de entrar em casas que estão às moscas.

best_restaurante_veu-de-seda_moema_v_u_de_seda__5_

Acabei ficando. Dei aquela olhada panorâmica pelas mesas e percebi que os grupos estavam se servindo de um rodízio árabe. Perguntei o preço. Custava 86 reais! 86 reais?!? Como gosto muito de restaurantes árabes, tenho uma boa noção de preços e achei o valor exorbitante. Nada ali justificava esse valor. Nem a “decoração árabe” – mais kitsch do que charmosa.

restaurant_detail_ambiente-2

Os clientes continuavam chegando com seus vouchers impressos em folhas de papel sulfite. Eram recebidos com uma taça de vinho. Fiquei curioso para saber quanto estavam pagando pelo almoço. Perguntei a uma atendente e ela me disse que “com o pagamento antecipado, o rodízio custa 50 reais”. Ah, 50 reais é mesmo o preço médio que os rodízios árabes costumam cobrar. Por exemplo: O Almanara da Rua Basílio da Gama, no Centro, que ganha na qualidade e no ambiente, cobra 59 reais.

Terminei o almoço com a sensação de que todos ali estavam sendo “enganados” de um certo modo. Coloquei o “enganados” entre aspas porque ninguém é obrigado a pagar 86 reais por um rodízio árabe. Pode ir embora e pronto. E quem pagou os 50 reais comeu muito. Digo “enganados” porque tive a mesma sensação de quem vai comprar ingressos para ver um show, uma peça de teatro, uma sessão de cinema. Quem paga a inteira está pagando duas vezes. Quem paga metade – pensando estar fazendo o melhor negócio do mundo – só está pagando aquilo que deveria ser pago, sem vantagem alguma.

Share Button