Share Button

Entrou no ar ontem (31 de março), às vésperas dos 50 anos do golpe militar no Brasil, um tumblr com uma curiosa proposta de intervenção nas ruas de São Paulo. Criado pela jornalista Carol Almeida em parceria com o designer Maneco Guimarães, o projeto “O Golpe das Ruas” tem como objetivo substituir, de forma simbólica, placas de ruas em São Paulo que exaltem nomes relacionados à ditadura por novos modelos, com o nome de mártires da democracia.

mariguella_placa

Já há 30 deles postados no tumblr. “Até o fim desta semana, como forma de lembrar os 50 anos do golpe, pretendo chegar aos 50 exemplares disponíveis”, garante a ativista. Para participar da intervenção, é só baixar a versão em PDF da nova placa em tamanho real (disponível no tumblr), imprimir e colar a arte sobre uma placa da cidade que exalte um nome relacionado à ditadura. Para que a intervenção seja registrada no tumblr, é só tirar uma foto e enviá-la ao e-mail de contato.

stuartangel_placa

Carol Almeida baseou-se em uma proposta de lei do vereador Nabil Bonduki (PT-SP), apresentada em abril de 2013, que prevê a mudança dos nomes de ruas que homenageiam militares em São Paulo. “Só o governo pode tornar isso real, mas a intervenção é um estímulo para que os cidadãos comecem a agir, mesmo que de forma simbólica”. A recifense de 35 anos – radicada em São Paulo há cinco – já havia mobilizado internautas em 2011, com o lançamento da campanha #eusougay, contra a homofobia.

Share Button