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Mais três redes portuguesas abrem suas portas na cidade. O fast food saudável Go Natural Brasil inaugurou no dia 9 de junho uma loja na praça de alimentação do Shopping Eldorado, na região de Pinheiros. Apesar da origem 100% portuguesa, a comida oferecida pelo restaurante não é considerada típica da terrinha. Há influência gastronômica de países como o Japão e a Itália nos pratos do Go Natural. Os pontos fortes da casa são as saladas e as massas integrais. Há opções embaladas para viagem, vendidas diretamente no balcão.

go natural

 

No dia 24/06 (segunda-feira), foi a vez da inauguração da primeira unidade brasileira da rede Quasi Pronti, também portuguesa, que oferece esquema parecido com o do já tradicional Spoletto – o cliente escolhe o tipo de massa, o molho e os ingredientes de seu prato. O restaurante fica no Shopping Ibirapuera, e já há previsão de abertura de outras duas unidades, no Shopping Pátio Paulista e no Shopping Aricanduva, entre agosto e setembro deste ano. No começo do mês, também deu as caras por aqui uma loja da Casa Mathilde, rede portuguesa de docinhos. A loja fica no centro (número 76 da praça Antonio Prado), e veio recheada de delícias típicas da terrinha: tem nada menos do que 32 doces portugueses (incluindo pastéis de nata, quindim e bolo de pão de ló), além de salgados e cafezinho.

O Quasi Pronti, o Go Natural e a Casa Mathilde se juntam às lojas O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, H3, My Sandwich e Bistrô Ô-Chá no rol de novos negócios portugueses que aquecem o mercado de alimentação em São Paulo. A O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, que chegou aqui em 2006, já conta com 20 pontos de venda espalhados em nossa terra, a mesma quantidade que em Portugal. O motivo de o bolo ter cruzado o Atlântico foi o grande sucesso que ele faz com os brasileiros que visitam Lisboa. “O consumidor paulistano é muito mais exigente no atendimento, mas vira fã fiel quando gosta do produto”, afirma Carlos Braz Lopes, criador da marca. Em 2010, o controle da Melhor Bolo no Brasil foi comprada pelo grupo CPQ Brasil, que administra também a Casa do Pão de Queijo.

A crise econômica na Europa trouxe para cá a rede de hamburguerias H3. “Além de falarmos a mesma língua, contou também o gosto do brasileiro por carne”, afirma José Maria Vilar Gomes, sócio da H3, que abriu 12 lojas no Brasil (nove delas em São Paulo). O cardápio passou por algumas adaptações. Entraram os pratos Mediterrâneo, Milano e Catupiry. “Entendemos que, em São Paulo, a cultura italiana é muito presente”, avalia Gomes. Hoje, as inovações brasileiras já foram apresentadas nas casas de Portugal. A H3 tem mirado no público de executivos. “Nossas melhores lojas são aquelas em pontos com muita concentração de escritórios, como Morumbi e Vila Olímpia”, explica. “É um público que gosta de novas tendências”.

Vasco de Oliveira, um dos donos da My Sandwich (foto Epitácio Pessoa/Estadão)Ao desembarcar aqui, a Companhia das Sandes mudou o nome para My Sandwich. A rede é uma espécie de Subway lusitana. Monta sanduíches e wraps com ingredientes variados. Peito de peru, queijo branco, pasta de berinjela, cachorro-quente com batata palha e pão ciabatta foram incluídos nas opções de ingredientes. “Vamos abrir de 20 a 30 novas franquias por ano”, prevê Vasco Oliveira, um dos donos da rede. Das cinco lojas que a My Sandwich tem no Brasil, três estão na capital paulista.

Também com vontade de expandir está a casa de chá e restaurante  Bistrô Ô-Chá, da portuguesa Monica Costa. Casada com um paulistano, ela trouxe o estabelecimento para a Vila Madalena – a matriz em Lisboa está sob os cuidados da mãe.”Embora o Brasil seja o país do café, há um grande público também para o chá”, diz Monica.

O Blog do Curiocidade apurou os valores médios que os clientes gastam em algumas dessas redes aqui e em Portugal. Confira abaixo alguns deles:

Bule de Chá para duas pessoas na Ô-Chá – Brasil R$7 e Portugal 3 euros (R$8)

Fatia de bolo em O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo – Brasil R$11,40 e Portugal 3,95 euros (R$10,15)

Hambúrguer no prato e mais dois acompanhamentos na H3 –  Brasil R$22 e Portugal 8 euros (R$20,60)

Lanche de patê de atum ou frango na My Sandwich – Brasil R$9,90 e Portugal 3 euros (R$8)

(Com colaboração de Juliana Tamdjian)

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