Share Button

A tradicional Sorveteria Damp – que nasceu em 1972 no bairro do Ipiranga – deu mais um passo no seu ainda tímido processo de expansão. A novidade é a unidade Perdizes, que abriu as portas em 30 de janeiro. Ainda pouco conhecida, ela fica encravada na lateral da escola de inglês It’s Cool Idiomas, na esquina das ruas Vanderlei e Iperoig. Marcos de Campos Bueno, dono da escola, conta que teve que insistir muito até ganhar a concessão para explorar a marca: “A dificuldade foi maior por não termos nenhuma relação familiar”.

O nome Damp vem da junção das iniciais dos quatro fundadores da sorveteria (três deles italianos): Dalton, Arnaldo, Masaniello e Pietro. Hoje o negócio é tocado por Dalmira Soares Donizi, irmã de Dalton e mulher de Masaniello, os dois falecidos. No início, o casal tinha um pouco de resistência à expansão. Em entrevista ao São Paulo para Curiosos, em 2012, Dalmira disse que gostaria de manter tudo em família, mas não foi o que aconteceu. “O fato é que acabei me tornando amigos deles de tanto que eu insisti”, ri Marcos.

Damp de noite - março 2016

A loja de Perdizes fica encravada na lateral de uma escola de idiomas

Dalmira considera mesmo Marcos como já sendo “da família”, e não como um franqueado. “Eles iam muito à Damp e acabei concordando com o negócio”, afirma Dalmira. “Só fiz algumas exigências”.  As tais exigências foram seguir o padrão visual das outras casas e treinar todos os funcionários na loja matriz.  “É preciso conhecer muito sobre o processo de fabricação dos sorvetes para conseguir dar uma explicação adequada aos clientes”. Ah, e a mais fácil exigência de todas: “Amar sorvete”.

Paçoca estava no cardápio da Damp antes de virar moda, garante Dalmira

Dalmira conta que a Damp é que lançou o primeiro sorvete de paçoca

A Damp das Perdizes tem 32 lugares num espaço de 55 metros quadrados e serve em seu bufê 38 dos 100 sabores disponibilizados pela fábrica. Os sabores são trocados com frequência. O que não costuma faltar são os sorvetes de tapioca e paçoca, sabores lançados pela primeira vez por eles, segundo Dalmira. O preço do quilo é de 78 reais. A It’s Cool libera ainda para os clientes o terraço da escola, que tem uma belíssima vista do bairro.

A marca Damp só começou a sair das fronteiras do Ipiranga há quatro anos. Agora já soma cinco unidades. A primeira exceção foi aberta a um primo de Masaniello, Eduardo Stollagli, que inaugurou uma unidade na Vila Leopoldina no final de 2011. Depois dele, amigos começaram a procurar dona Dalmira. Foi assim que o Shopping Metrô Boulevard Tatuapé ganhou uma unidade em 2012 e, dois anos depois, Alphaville entrou na lista de lojas.

DAMP

A matriz no Ipiranga mudou de endereço, mas continuou no mesmo quarteirão. A nova loja é três vezes maior

A matriz também passou por transformações em outubro passado. A Damp mudou de endereço, mas não de quarteirão. Saiu da General Lecor, 512, e se instalou na Lino Coutinho, 983. O espaço é três vezes maior que o apertado corredor onde a sorveteria estava antes. “Tem um momento em que você descobre que não dá mais para continuar pequeno”, explica Dalmira. “O público era grande demais para o espaço que tínhamos. Fiquei com muito receio de inaugurar a nova loja, mas os clientes amaram e, como dizem por aí, bombou”. A fábrica sempre funcionou na Rua do Manifesto, no Ipiranga. Além do sorvete de massa, produz cassatas, picolés e bolos gelados. “Esse bairro tem muita história e há 40 anos fazemos parte dela”, suspira Dalmira.

A história irá inspirar também novos sabores.  “Vamos lançar sorvetes inspirados no Ipiranga e na Independência do Brasil”, revela. Um deles se chamará “Marquesa”, mas os ingredientes ainda são mantidos em segredo.

Serviço:

Damp Ipiranga
Rua Lino Coutinho, 983
Tel.: 2274-0746

Damp Vila Leopoldina
Rua Bela Nápoles, 29
Tel.: 3644-5541

Damp Tatuapé
Shopping Metrô Boulevard Tatuapé
Rua Gonçalves Crespo, 78
Tel.: 2225-7143

Damp Alphaville
Avenida Andromeda, 612
Tel.: 4688-0363

Damp Perdizes
Rua Vanderlei, 1159
Tel.: 2387-7250

Share Button