Share Button

O s’more é conhecido como o “doce dos escoteiros” nos Estados Unidos e no Canadá. São dois biscoitos que envolvem uma camada de chocolate derretido, coberta com marshmallow assado. A primeira receita foi publicada em 1927, no “Manual para Meninas Escoteiras” (Tramping and Trailing with the Girl Scouts). S’more é a junção de some more – nome que aparece nas publicações do manual até 1971. O nome faz referência à frase I want some more (“eu quero um pouco mais”). O doce tem até uma data comemorativa na América do Norte: 10 de agosto. Segundo a tradição, os escoteiros assam o marshmallow nas fogueiras dos acampamentos.

A novidade desembarcou em São Paulo há um ano. A pioneira foi Stephanie Mantovani, 22 anos, é chef e dona da sorveteria Addolcire, em Moema. “Quando começamos a vendê-lo não me lembro de ver outra confeitaria que o fizesse também”, conta. Em sua versão estritamente tradicional, o que muda é a forma de servir. Numa panelinha de cerâmica vêm o marshmallow e o chocolate derretidos e, ao lado, as bolachas separadas para que o próprio cliente mergulhe-as e traga-as à superfície com a quantidade de recheio que quiser. A panelinha pequena (22 reais) serve até duas pessoas, enquanto a grande (38 reais) é recomendada para três ou quatro.

smore3

S’more desconstruído da Addolcire: as bolachas são servidas separadamente e devem ser mergulhadas no recheio

Um novo endereço abriu as portas no mês passado. A chef Tess Abreu, 32 anos, era sócia da Adoro Brownie, junto com uma tia. Claudia Rocha. Tess deixou a sociedade e no mesmo endereço – os 20 metros quadrados na parte térrea de um sobradinho na Vila Olímpia –  abriu a Tess Kitchen, com 19 receitas de doces e salgados. Uma delas é o doce dos escoteiros. Ela trocou o chocolate do s’more por brownie de chocolate. E, para conseguir o efeito tostadinho de fogueira, utiliza maçarico no marshmallow.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

A Tess Kitchen trocou o chocolate por brownie e a fogueira por um maçarico

“Amadureci como profissional e decidi abrir algo novo, mais autoral”, explica Tess. “A única semelhança da Adoro Brownie com a Tess Kitchen é a confeiteira chef, que sou eu”. O s’more é vendido por 9 reais.

A Tartuferia San Paolo, que tem dois endereços na cidade, criou uma versão cheia de pompa. Oferece o s’more com as bolas à parte e um potinho com sorvete de mascarpone com trufas brancas (R$ 28).

SERVIÇO
Addolcire
Alameda Jauaperi, 1201, Moema
Tel.: 4305-4001
Todos os dias, 10h/20h

Tartuferia San Paolo
Alameda Lorena, 1906, Jardins (e mais um endereço)
Tel.: 3831-8072
Seg. a qui., 12h/23h; sex. e sáb., 12h/0h; dom. 12h/18h

Tess Kitchen
Rua Gomes de Carvalho, 116, Vila Olímpia
Tel.: 4112-4842
Seg. a sex., 9h/18h

Share Button