Share Button

Na semana passada, Paulo Yoller, chef e sócio da lanchonete Meats, perambulava pelas mesas com a alegria de uma criança que acaba de ganhar um brinquedo novo. Ele trazia nas mãos um pacote com flores de jambu, que tinha acabado de chegar de Belém do Pará. Comeu uma. Ofereceu aos garçons (um deles olhou aquilo com desconfiança e não aceitou). Depois mostrou a flor a um amigo que almoçava ali.  “Já provou jambu?”, perguntou. O amigo experimentou e descreveu a sensação: um formigamento nos lábios. Foi uma sensação parecida com a do DJ Tim Haley, que esteve jantando na casa no comecinho do mês e tomou cachaça com jambu. Haley escreveu em sua página pessoal no Facebook: “Faz sua boca ficar anestesiada e, em seguida, tem-se a sensação de um tapa atrás da cabeça. Sentimento louco. Em português, chamam isso de ‘tremelique’”.

Spilanthes-closeup-large

Típica da região Norte do país, o jambu é uma flor que nasce em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica. A iguaria é muito utilizada em pratos regionais do Amazonas e do Pará, como o tacacá (caldo feito com sal, cebola e alho servido com camarão e jambu) e o pato do tucupi (caldo feito com mandioca e jambu servido com arroz branco). Em contato com o paladar, a flor anestesia a língua. Além disso, o jambu estimula o apetite, tem efeito diurético e colabora na digestão alimentar.

Yoller deixou a entender na conversa com o amigo que está preparando um hambúrguer super secreto que levará jambu entre os ingredientes. O chef  pode ter dado uma pista do novo prato no “Paladar 2013”, evento gastronômio do jornal O Estado de S. Paulo, realizado em maio passado. Na ocasião, Paulo adicionou a flor de jambu à maionese com tucupi e acrescentou o molho nos hambúrgueres. A ideia só não foi adotada antes porque elem estava negociando o valor do jambu, que subiu demais depois que ele mostrou interesse na compra de grandes quantidades.

Procurado insistentemente pelo blog, Yoller não quis dar entrevista para falar da novidade. A invenção gastronômica será apresentada na edição do SP Burger Fest, que acontecerá de 8 a 24 de novembro.  Não é possível saber nem se o novo sanduíche irá receber o nome de “Tremilique”.

 

Share Button