Share Button

O que fazer se um pneu da bicicleta furar no meio da Ciclofaixa? Os próprios ciclistas costumam se ajudar, mas muitas vezes a mãozinha de um especialista é necessária. Em 2009, mesmo ano da implantação das ciclofaixas em São Paulo, surgiu o S.O.S Bike, resultado de uma parceria entre a empresa gestora do projeto, o banco que patrocina e o Instituto CicloBR. Um grupo de ciclistas voluntários pedala e oferece assistência gratuita aos necessitados. E olha que não são poucos!

DCIM100MEDIA

Todos os domingos, das 7h às 16h, 40 ciclistas percorrem os 120,8 quilômetros de extensão da Ciclofaixas.  Ao longo do trajeto, existem também cinco tendas fixas, onde outros 60 bikers oferecem assistência aos usuários.  Atualmente, a cada domingo, 120 mil pessoas circulam pelas faixas. O grupo realiza, em média, 600 atendimentos por domingo. Os casos geralmente são recorrentes. Pneus murchos e dificuldades com a correia são os campeões na lista dos primeiros socorros. No topo da lista de pedidos inusitados, estão os pedidos de protetor solar.

Para se tornar um voluntário do S.O.S Bike, o ciclista deve ir até um dos cinco endereços fixos, procurar o coordenador da tenda e preencher um formulário.   

Localização das cinco tendas fixas do S.O.S Bike:

Tenda Paulista – Praça do Ciclista / Avenida Paulista com Avenida Consolação

Tenda Sul – Parque das Bicicletas / Avenida Ibirapuera com Avenida Indianópolis

Tenda Norte – Praça Expedicionários da Força Área Brasileira

Tenda Leste – Parque Tiquatira Altura, na Avenida Governador Carvalho Pinto, 2225

Tenda Osasco –  Avenida Bussocaba. 300

Share Button