Share Button

Leo tinha pouco mais de um mês de vida quando a mãe, Adriana Fernandes, soube que ele tinha alergia a múltiplas proteínas. Isso significava que ele não poderia ingerir alimentos como trigo, ovos, leite, carne vermelha, soja, entre outros tantos. A primeira filha de Adriana, Maya, hoje com 6 anos, já tinha sido diagnosticada com uma restrição ao leite por causa de uma doença respiratória. “É muito difícil encontrar alimentos que tenham uma preparação tão específica”, explica Adriana. “Além de achar uma empresa que oferecesse um pão com farinha de arroz, precisávamos ter certeza que antes não tinha sido preparado ali, no mesmo lugar, um pão com trigo”. São os chamados traços de glúten.

10981157_826916854052583_876721701989266306_n

Frango korin, no azeite extra virgem, com sal marinho, tominho, alecrim, acompanhado de batatas rústicas e cebolas.

Esses cuidados com o pequeno Leo juntaram, literalmente, a fome com a vontade de comer. Adriana, que já foi diretora de programas infantis na televisão, e o marido, Ricardo Hosmi, diretor de operações em agências de publicidade, tinham vontade de abrir um negócio relacionado a alimentos, mas não sabiam o que. Viram nessa dificuldade uma oportunidade. “Sentíamos falta daquele conforto de fim-de-semana, da comida pronta, sem precisarmos cozinhar nada”, conta ela. Os dois estão inaugurando agora a loja Mandala Comidas Especiais, com um investimento inicial de 200 mil reais. As refeições são preparadas sem glutén, leite, ovos, soja, ingredientes artificias e outros alergênicos (veja o quadro abaixo). A escolha pelo nome Mandala foi para fazer referência a um circuito harmônico. “Queremos provar que, mesmo não usando alguns ingredientes, a comida continua saborosa e que todos podem partilhar dela, sem precisar ter um prato especial para quem é alergênico”.

FB_IMG_1427333162555

Adriana Fernandes com os filhos Maya e Leo

Adriana chegou a fazer cursos de preparação para comida sem glutén. Mas, para as outras especificidades, não encontrou cursos. Teve que aprender tudo sozinha, adaptando receitas. “O mais difícil é conseguir fornecedores”, explica. “Demorei 3 meses para conseguir achar uma empresa que oferecesse páprica livre de traços”.

icones_site_2linhas

Ingredientes que não estão presentes preparação das comidas especiais

A inauguração da rotisseria acontecerá nesta quinta-feira, 2 de abril, e trabalhará com comidas frescas e congeladas, tanto para retirada quanto para entrega. Entre os itens do cardápio estarão massas recheadas, carnes, frangos orgânicos, risotos, tortas, lasanha, estrogonofe, lanches infantis e, o prato preferido de Leo, quibe de arroz integral e peito de frango. Os pratos podem ser consumidos por alérgicos, celíacos, intolerantes ou pessoas que convivam com restrições alimentares. Leo está com 1 ano e meio e só é alérgico a leite, soja, castanhas e frutas cítricas. Ele se curou das outras alergias.

Haverá um cardápio especial para a ceia da Páscoa, que pode ser encomendado até sábado, dia 4: nhoque de mandioquinha e espinafre, berinjela confitada, peito de frango à moda portuguesa. Para o futuro, Adriana planeja organizar um serviço de bufê em festas que atendam a cidade de São Paulo.

Serviço:
Mandala Comidas Especiais
Rua Tucuna, 184, Perdizes
Tel.: 2476-2166
mandala@mandalacomidas.com.br

Share Button