Share Button

São Paulo acaba de ganhar o primeiro hospice do país. Você sabe o que é um hóspice? O conceito é novo, e bem específico. Trata-se de uma residência hospitalar destinada àqueles pacientes com expectativa de sobrevida limitada. Lá, são oferecidas as melhores condições para que eles tenham uma passagem amena. Idealizado pela Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), o Hospice Francesco Leonardo Beira atenderá gratuitamente a demanda do serviço de oncologia pediátrica do Hospital Santa Marcelina, que fica a 200 metros do prédio, localizado na zona leste da cidade, no bairro de Itaquera.

Tucca_Logo_Alta-1024x491

O hospice, idealizado pelo oncologista pediatra Sidnei Epelman, conta com três quartos tipo suíte, uma área de lazer, um refeitório e um posto de enfermagem. Os dormitórios são projetados para abrigar a criança e seus pais. Outros membros da família são acolhidos em um ambiente separado. Serão atendidas apenas três crianças por vez. O baixo número de pacientes é proposital, resultado de dados animadores: 80% das crianças atendidas na TUCCA reagem bem ao tratamento do câncer, não necessitando os cuidados paliativos do hospice.

A TUCCA, organização não-governamental sem fins lucrativos, já tratou mais de 2.000 pacientes, desde que foi fundada, em 1998. Além do tratamento, atua também em pesquisa, diagnóstico precoce e capacitação de profissionais, e conta com uma equipe multidisciplinar que assiste o paciente e sua família até o fim do tratamento.

Share Button