Share Button

Tudo indica que o Santos irá conquistar seu terceiro tricampeonato paulista – o primeiro depois da era Pelé – no próximo domingo, na segunda partida da decisão, contra o Guarani. O Santos venceu a primeira, domingo passado, por 3 x 0.  O último tricampeão paulista foi justamente o Santos em 1967, 1968 e 1969. E o primeiro clube a ganhar o Paulistão por três anos consecutivos?  A resposta é  SPAC (São Paulo Athletic Club), time em que jogou Charles Miller, o pai do futebol no Brasil.  O troféu de tricampeonato mais antiga do Brasil será exposto a partir deste sábado (12). O SPAC fará uma grande festa neste sábado, dia 12, em sua sede social para a inauguração do Centro de Memória do SPAC – Charles Miller.

taça

Fundado em 1888 por trabalhadores do comércio e da São Paulo Railway, o Clube Atlético São Paulo era frequentado por imigrantes ingleses e seus descendentes. Lá, eram praticados esportes tradicionais britânicos, como o críquete. Charles Miller, um dos sócios do clube, voltou de um período de estudos na Inglaterra em 1894 com duas bolas de capotão e um livro de regras do futebol, que estava se popularizando na época.

O primeiro campeonato estadual foi realizado pela Liga Paulista de Foot-Ball em 1902. Com Miller na equipe, o SPAC venceu as três primeiras edições, garantindo a Taça Antônio Casimiro da Rocha, que será a atração principal do Centro de Memória. “Queremos nos tornar um dos pontos de visitação relacionados ao futebol em São Paulo”, diz Junshi Nishimura, gerente geral do clube.

Com aproximadamente 40 m², o espaço é dedicado principalmente ao futebol e ao rúgbi – esporte que também foi trazido ao Brasil por Charles Miller. Serão cerca de 80 itens expostos, entre taças, camisas, flâmulas, fotografias e cartas. “Temos um acervo com centenas de itens, mas o espaço aqui é restrito”, afirma Nishimura.  A intenção é, em até dois anos, transferir o memorial para um local mais amplo em frente ao clube, que fica no bairro de Higienópolis.

Ainda não estão definidos os dias e os horários de funcionamento do Centro de Memória.  A princípio, o que está confirmado é que o museu terá entrada gratuita para o público em geral.

Serviço:
Centro de Memória do SPAC
R. Visconde de Ouro Preto, 119, Higienópolis, 3217-5944

Share Button