Share Button

O prefeito João Dória Júnior anunciou nesta segunda-feira (6) que os agentes de trânsito de São Paulo estarão muito em breve de roupa nova. Conhecidos como “marronzinhos”, por causa do marrom de seus uniformes, eles agora serão os “amarelinhos”. Segundo Dória, é uma forma dos motoristas e pedestres reconhecerem esses profissionais com mais facilidade.

Na verdade, a nova cor do uniforme dos agentes da Companhia de Engenharia e Tráfego será uma volta ao passado. Antes de serem os “marronzinhos” eles já eram conhecidos como amarelinhos. O colete amarelo era utilizado por 1.300 agentes quando a CET optou pela mudança. O argumento foi justamente o de facilitar a visibilidade e a diferenciação por parte dos munícipes, já que o amarelo era também usado pelos garis e por muitos operários.

Folha de São Paulo de 14/6/1992 informa a mudança na cor dos uniformes dos agentes de trânsito: agora, os “amarelinhos” estão de volta

A partir daí, a companhia começou estudos para chegar a uma nova cor que harmonizasse com o amarelo. Em consulta à empresa têxtil Moinhos Santistas, foi escolhido o marrom. A princípio, os novos uniformes, que entraram em circulação no dia 15 de junho de 1992, misturavam listras nas duas cores. Gradualmente o amarelo foi sendo deixado de lado.

Share Button