Share Button

Pelo menos 91 crianças de comunidades carentes na baixada santista vão ganhar uma bicicleta de Natal. A ONG Os Bicicreteiros organiza, oficialmente, pela primeira vez a campanha Bicicletas de Natal, que desde o dia 3 de novembro vem arrecadando magrelas para dar de presente a crianças carentes. Todos os domingos, um grupo de ativistas se organiza no Largo da Batata, ao lado do metrô Faria Lima, para receber as doações. O espaço foi emprestado à ONG pela CPTM. Lá mesmo, a equipe aproveita para fazer os ajustes necessários nas bicicletas doadas. Cerca de 50 voluntários já participaram da organização do projeto.

bicicreteiros

A ideia surgiu em 2012, depois que um casal de ciclistas que participava do Desafio Bicicletas ao Mar foi assaltado. Eles percorriam a rota Márcia Prado, que liga São Paulo a Santos, em abril, quando crianças e adolescentes armados com pedras e pedaços de pau levaram suas bicicletas. No Natal do mesmo ano, o grupo de cicloativistas que prestava o desafio se uniu para arrecadar bicicletas para dar de presente àqueles jovens. O grupo considera esse tipo de ação mais eficaz do que o aumento da repressão policial na área. “Nosso objetivo é nos aproximar dessas pessoas, para que a própria comunidade coíba os assaltos”, justifica André Pasqualini.

O ciclo-ativista transformou, no início deste ano, seu blog em ONG, fundando Os Bicicreteiros. Este ano, são os membros e voluntários da organização que tocam o projeto de Natal. “Nossa meta é arrecadar de 150 a 200 bicicletas”, conta André. O grupo só tem mais um fim de semana para atingir o objetivo. Nos dias 14 e 15 de dezembro, eles receberão as últimas bicicletas a preencher o saco do Papai Noel. A entrega será feita no último domingo antes do Natal, 22 de dezembro. A depender do número de bicicletas conseguidas, serão contempladas de duas a três comunidades da baixada santista.

bicicletaSemRodinha

Entrega das bicicletas na comunidade carente em 2012

Os que quiserem participar ainda podem ajudar de três maneiras diferentes: doar uma bicicleta ao projeto; fornecer peças de bicicleta; oferecer mão de obra. Não é preciso ter qualquer conhecimento técnico para trabalhar como voluntário.

CAMPANHA BICICLETAS DE NATAL
Arrecadação: 14 de dezembro, das 10h às 18h; 15 de dezembro, das 8h às 16h
Largo da Batata, ao lado do Metrô Faria Lima
Pinheiros, Zona Oeste
http://www.osbicicreteiros.org
natal@osbicicreteiros.org

(Fotos: ONG Os Bicicreteiros)

Share Button