Share Button

De onde vêm os deliciosos doces uruguaios que abastecem a churrascaria El Tranvia? A resposta é: da cafeteria ao lado. Toda semana, a Yellow Café entrega 70 unidades de doces. Os estabelecimentos foram inaugurados quase ao mesmo tempo e já pertenceram ao mesmo dono. O uruguaio Fábio Guerra abriu as portas do restaurante em 1997. “A ideia era juntar os amigos para comer carnes uruguaias”, conta o compatriota e gerente Roberto Managau, 56 anos, que chegou a São Paulo em 1982 e conheceu Fábio nas quadras de futebol do antigo clube A Casa de Uruguai, localizado, na época, no centro da capital paulista. Empolgada com o novo negócio, Lilian Turnes, mulher de Fábio, montou ao lado do restaurante a Yellow Café.  Foi lá que começou a produção dos doces uruguaios. Os clientes de Lilian adoraram. O sucesso foi tamanho que Fábio rapidamente incorporou as guloseimas ao cardápio.

São dois os doces tipicamente uruguaios oferecidos pela casa. O Chajá, batizado com o nome de um pássaro tradicional do país, é feito com merengue de chantilly, pêssego, ovos, açúcar e pão de ló (R$ 15). “É o doce com maior demanda”, explica o chef Oliveira, responsável pela produção de todas as guloseimas da Yellow Café. O Massini leva duas camadas de pão-de-ló recheadas com chantilly, cobertas com açúcar caramelizado (R$ 15). O doce foi criado no Uruguai, na década de 1930, por uma família de imigrantes italianos, que tinham uma confeitaria. No El Tranvia, a proporção é de dois Chajás pedidos para cada Massini.

chajá

Chajá, doce tipicamente uruguaio

Em 2010, Oliveira viajou ao Uruguai para realizar cursos gastronômicos. “As técnicas que aprendi colaboraram para que os doces ficassem melhores”, afirma. No ano seguinte, o restaurante foi vendido para um grupo de investidores, formado por quatro brasileiros e um uruguaio. A Yellow Café, que ainda pertence à Lilian, também está sendo negociada com os mesmos empresários. Atualmente, a cafeteria não oferece os doces uruguaios no balcão. As vendas são feitas somente por encomenda. “Estamos trabalhando para oferecer futuramente outras iguarias uruguaias”, promete Oliveira.

Serviço

Restaurante El Tranvia
Rua Conselheiro Brotero, 903, Higienópolis
Tel. 3664-8313 / 3664-8417

Yellow Café
Rua Conselheiro Brotero, 913, Higienópolis
Tel. 3825-5923

Share Button