Share Button

“É necessário preparar o Filé Wellington mil vezes para chegar à perfeição”. O autor da intimidadora frase é o chef inglês Gordon Ramsey, famoso por seus gritos no programa de culinária Hell’s Kitchen e considerado por muitos o chef que melhor executa a receita. O prato é mesmo difícil. O baiano Cristiano Oliveira que o diga. O candidato a Master Chef  foi eliminado do reality show este ano por causa dele. Mas, afinal, o que torna o Filé Wellington tão difícil a ponto de praticamente não se encontrá-lo em São Paulo?

Segundo Christophe Besse, 49 anos, chef do restaurante All Seasons, localizado na região do Jardins, em São Paulo. “A grande culpada é a massa folheada, que envolve o filé mignon”,  decreta ele, que está no Brasil há 25 anos, sendo 17 deles no comando da cozinha do All Seasons. Ele conta que aprendeu a receita na Suíça, seu país natal, em 1981. Mas o Filé Wellington entrou para o cardápio do restaurante há 8 meses.

BEEF-WELLINGTON-HERO-efd7dbab-d3ba-4e68-a175-b87755092fb8-0-472x310

Existem controvérsias sobre a origem da receita. O que se sabe com certeza é que o nome faz uma referência ao britânico Arthur Wellesley (1769 – 1852), que recebeu o título de 1º Duque de Wellington. Ele foi o comandante responsável por derrotar Napoleão Bonaparte na famosa Batalha de Waterloo, encerrando definitivamente a era de dominação francesa sobre a Europa. Alguns dizem que ele era apaixonado por carne, cogumelos, trufas, vinho e patê cozido em massa – tudo o o que vai na receita do filé. Outros afirmam que a homenagem não foi de fato ao Duque, mas sim às suas botas. Quando pronta, a massa folheada atinge um tom marrom-claro, o mesmo de seu calçado militar.

Existe a hipótese de a receita ser de origem francesa (filet de boeuf en croûte). Depois das guerras napoleônicas, ela teria seu nome alterado. Há ainda outra versão que conta que ela foi criada na cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia, durante uma recepção ao Duque.

Depois da aparição do prato no programa Master Chef, Christophe conta que os pedidos aumentaram no All Seasons em 50%. Hoje saem da cozinha do restaurante seis Filés Wellington por dia. Ou melhor, por noite. O prato só é servido no jantar, de segunda a sábado.  Custa 74 reais e serve uma pessoa.

Serviço:

All Seasons
Alameda Santos, 85, Jardins
Tel.: 2627-1000
A casa só serve o Filé Wellignton de segunda à sábado, das 19h às 23h
Share Button