Share Button

A loja de artesanado do Centro de Tradições Nordestinas está vendendo, desde a semana passada, um grande variedade de folhetos de literatura de cordel. Tradicional em feiras do nordeste, esse tipo de obra não é encontrado tão facilmente em São Paulo.  “Nós tivemos a ideia porque são pouquíssimos os lugares em que você encontra os livretos”, explica Mariana Conte, coordenadora cultural do CTN.

cordel

A loja tem cerca de 60 títulos à venda, incluindo obras de autores como Klévisson Viana, Cleusa Santos, Julie Ane Oliveira, Evaristo Geraldo, Rouxinol do Rinaré, Franklin Maxado Nordestino e Cacá Lopes. Há também livretos de Varneci Nascimento, vencedor do 1º Festival de Cordel realizado pelo CTN, entre agosto e outubro passado. Os cordéis vendidos na loja são todos da Editora Luzeiro.

Mesmo raros na cidade, os livretos de cordel são vendidos a preços bem convidativos – entre R$ 2 e R$ 5. “Não é caro porque a produção é barata e o apelo, popular”, aponta Mariana. “Não é uma questão de oferta e demanda, e sim de tradição.  Há muitos nordestinos que moram em São Paulo e que procuram pelos livretos, estudantes que querem conhecer e até paulistanos apaixonados por cordel.” Esta é a primeira vez que a loja do CTN vende algum tipo de produto literário.

Onde:
Ponte Júlio de Mesquita Neto, s/nº (ao lado da Marginal Tietê), Limão, 3488-9417.
Sáb., 22h/3h, dom., 15h/20h, ou com horário marcado.

(Com colaboração de Karina Trevizan e foto de divulgação)

Share Button