Share Button

No singular, cannolo. No plural, cannoli. O doce é uma massa cilíndrica frita e recheada com creme de ricota. Surgido na região italiana da Sicília, o doce pode ser visto em filmes como “O Poderoso Chefão”, na cena em que o personagem Clemenza fala: “Largue a arma, pegue os cannoli”. Não lembra? Veja a cena abaixo:

 

O Blog do Curiocidade elaborou um roteiro com 8 locais na cidade em que a tradicional sobremesa italiana pode ser provada.

Castelões

Fotografo

Confeccionados pelo proprietário Fábio Donato, os cannoli da Castelões são homenagem ao pai, que era aficionado pelo doce vendido no estádio da Rua Javari, na Mooca, em dias de jogos do Juventus. É vendido desde 2009 nas versões chocolate, creme de baunilha e ricota com limão siciliano.
R. Jairo Góis, 126, Brás, 3229-0542

Cannoleria

Sediada no Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, a cafeteria do cozinheiro Alexandre Leggieri inova nos sabores. Além do tradicional (ricota, frutas cristalizadas, pistache e cereja), vende cannoli de Nutella, ítalo-mineiro (goiabada e damasco), ítalo-americano (pasta de amendoim), ítalo-argentino (doce de leite e amêndoas) e crema pasticcera.
R. Frei Caneca, 1.071, 5081-3088

Di Cunto

di-cunto

Os cannoli da Di Cunto estão à venda apenas nos sábados e nos domingos. Nos outros dias da semana, faz apenas sob encomenda. No mesmo canudo bicolor, misturam-se dois sabores: de um lado, ricota doce. Do outro, ricota com chocolate.
R. Borges de Figueiredo, 61, Mooca, 2081-7100 (mais três endereços)

Flavio Federico Dolci

flavio-federico
A receita que abastece os restaurantes Tappo Trattoria, Zenna Café e Spago foi criada pela avó do chef Flavio Federico. Os cannoli são preparados diariamente, recheados na hora para evitar o amolecimento da massa – preparada com vinho branco. São servidas as versões laranja com pedaços de chocolate, tradicional, pistache e limão siciliano. Todos os recheios têm base de ricota e cream cheese.
Al. dos Arapanés, 540, Moema, 5051-5277

Mangiare

mangiare
Inaugurada em outubro, a casa da Vila Leopoldina também oferece a sobremesa siciliana. Na casa, a versão clássica tem ricota de mussarela de búfala, raspas de limão e pistache moído nas extremidades. O outro sabor tem a mesma ricota, mas as raspas são de laranja cristalizada e as extremidades são cobertas por chocolate.
Av. Imperatriz Leopoldina, 681, Vila Leopoldina, 3034-5074

Osteria Ritto
No mesmo imóvel da pizzaria, funciona desde março a Osteria Ritto. Lá, a chef Carolina Corazza, com experiência em Florença, na Itália, prepara os canudos, que são recheados com ricota, gotas de chocolate amargo e casquinhas de laranja cristalizadas.
R. Nanuque, 253, Vila Leopoldina, 3836-2166

Rua Javari
Com nome oficial Conde Rodolfo Crespi, o estádio que pertence ao Juventus atrai torcedores também pelos cannoli de Antônio Garcia.  As vendas começam  no intervalo das partidas e se estendem até o tabuleiro ficar vazio. Infelizmente, os jogos profissionais só voltam a acontecer no em 29 de janeiro do ano que vem. Antônio não vende seus cannoli em nenhum outro lugar.
R. Javari, 117, Mooca, 2292-4833

Taormina
Helena Zamperetti Morici, proprietária do Taormina, lança uma provocação e tanto para os demais: ela diz que é a única que faz os legítimos cannoli sicilianos. O canudo recheado com ricota só é vendido na versão tradicional e pode ser consumido em tamanho pequeno ou grande.
Al. Itu, 251, Jardins, 3253-6276 (e mais um endereço)

Share Button