Share Button

O Periquitos em Revista, grupo de patinação artística sobre rodas da Sociedade Esportiva Palmeiras, realiza os últimos ensaios para seu tradicional espetáculo natalino. As duas únicas sessões de “Christmas Time”, show de duas horas de duração, acontecerão na sede do clube alviverde nos dias 14 e 15 de dezembro. Uma equipe de 45 patinadores voluntários, com idade entre 3 e 54 anos, promete apresentar à plateia os principais pontos turísticos da cidade de Nova York (EUA). “Escolhemos mostrar os cenários aos quais as pessoas assistem nos filmes”, justifica o advogado Marcello Massaini, 47 anos, diretor artístico e coreógrafo do show.

CARTAZES FINAIS COM LOGO 2013 REDUZ

O grupo foi fundado pelo comendador Hiada Torlay no dia 8 de junho de 1954, inicialmente com o nome de “Folias sobre Patins”. Torlay foi um dos maiores incentivadores da patinação artística do país. Começou a fabricar patins com rodinhas em 1955. O espetáculo se popularizou na década de 70 com a ajuda dos coreógrafos Hugo Setti e Carmen Folch. Marcello Massaini estreou como patinador nessa época, quando tinha apenas 7 anos. O nome “Periquitos em Revista” é uma dupla homenagem: a um das mascotes do Palmeiras, o periquito, e ao teatro de revista brasileiro, gênero popular de espetáculos teatrais, que fazia uso do humor e da sensualidade.

periquitosemrevista1971

Apresentação do grupo Periquitos em Revista em 1971

A maioria dos integrantes do Periquitos em Revista torce pelo Palmeiras, mas os adversários também podem  fazer parte do projeto. “Não é obrigado a torcer pelo time, mas precisa ser associado ao clube”, esclarece Marcello. “As famílias vão passando a experiência de pai para filho”, diz Lucille Fanti, 54 anos, que conheceu a patinação por influência do pai, Luciano Fanti, que na época ocupava o cargo de diretor adjunto, hoje assumido por ela. O grupo preza ainda pela inclusão social. Quatro dos 45 patinadores que se apresentarão nos próximos shows têm síndrome de Down. “A patinação ensinou minha geração a conviver com as diferenças”, confessa Lucille.

periquitos-dez-2012-023

Os ensaios dos patinadores ocorrem às tardes de domingo, exceto em dias de jogo do Palmeiras. Dois litros de leite dão direito a um ingresso  para assistir ao show natalino. “Esperamos arrecadar 10 mil litros”, estima Marcello. O alimento arrecadado será doado para instituições de caridade.

Serviço
PERIQUITOS EM REVISTA – CHRISTMAS TIME
Rua Turiassu, 1840, Água Branca
14/12, às 20h30, e 15/12, às 20h
Tel. 3874 6500
www.periquitosemrevista.com.br

Share Button