Share Button

O Museu da Imigração começa neste domingo a promover uma viagem pela cultura dos diversos cantos do mundo. Trata-se do projeto “VIVA!”, que pretende reunir as artes, os costumes e a culinária dos povos estrangeiros. Para começar, aproveitando o Dia Nacional do Imigrante Italiano, o Museu abre as portas para uma exaltação à cultura da Itália. “Este ano, iremos realizar, em junho, a 22ª edição da Festa do Imigrante, que reúne 40 nacionalidades”, conta Marília Bonas, diretora executiva do museu. “A ideia é promover um congraçamento e mostrar a importância do imigrante de qualquer lugar. Mas fica difícil mostrar toda a cultura do país em uma festa assim. Por isso, surgiu o projeto de fazer festas temáticas. Em novembro, começamos a planejar essa com o Consulado Italiano, que nos ajudou muito. A Itália tem uma importância fundamental na história da imigração”.

Marília Bonas, diretora do Museu da Imigração: festas temáticas para mostrar toda a cultura dos países

Serão 11 barracas de comidas e bebidas, que servirão massas, pizzas, pescados, salgados, doces, vinhos e muitos outros sabores da “Bota”. A programação contempla ainda apresentações musicais, oficinas de culinária, aulas de italiano e rodas de debates. Em uma delas, os ouvintes poderão ter uma perspectiva histórica sobre a formação da culinária italiana em São Paulo: “A nossa ideia é fazer com que o público reconheça historicamente o que ele verá na Praça da Alimentação e entenda o porquê de cada barraca estar ali”, promete Silvana Azevedo, que comandará a roda “Os imigrantes e a Formação da Cultura Italiana em São Paulo”. Silvana foi ainda a curadora da parte gastronômica do evento. Ela teve pouco mais de um mês para selecionar cada um dos restaurantes que estarão presentes.

Museu da Imigração receberá barracas de comidinhas e atividades culturais neste domingo

Haverá ainda a exibição de dois documentários e quatro filmes italianos. A fotógrafa Angela di Sessa comanda uma exposição chamada “Lugares entre a Memória e o Esquecimento”. O Museu da Imigração fica na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, na Mooca. A programação está marcada para começar às 11h e se estender até as 19h. A entrada custa 6 reais, com possibilidade de meia-entrada.

Share Button