Share Button

Três estudantes de Publicidade espalharam 40 cartazes pelos bairros da Mooca, Pinheiros, Vila Prudente e Bela Vista nas últimas semanas. Os painéis apresentam uma frase e o nome do morador de rua que a disse, além de uma pequena identificação do local em que a frase foi dita. O projeto que ganhou muros paulistanos foi batizado de A Fala Rua, desenvolvido por André Ferros, 19 anos, da Anhembi-Morumbi; Pedro Palhares, 20, da USP; e Vitor Coutinho, 20, do Mackenzie. Eles se conheceram em um curso de criação publicitária da Escola Cuca. A atividade foi planejada como trabalho de conclusão das aulas, que tiveram duração de duas semanas. “A Rua Fala foi o primeiro nome que pensamos”, conta André. “Mas o professor sugeriu que invertêssemos as palavras”.

unnamed

Um dos seis modelos de cartaz produzido por três estudantes de Publicidade

Os três saíram pela Avenida Paulista e pelas ruas do Centro entrevistando moradores de rua. O Censo da População em Situação de Rua, divulgado pela Prefeitura de São Paulo em 2011, registrou 14.478 cidadãos nessa condição. “Gravamos todas as conversas”, explica André. “Selecionamos nove delas e então escolhemos seis frases e um desenho.Mudamos o espaçamento das palavras e trocamos várias vezes os layouts dos cartazes para reproduzir exatamente a maneira como as frases foram ditas”.

“Esse tipo de atividade é uma ferramenta importante para divulgar um lado desconhecido dos moradores de rua”, aprova a argentina Adriana Fadel, de 27 anos, licenciada em Comunicação Social e técnica em Relaçõs Públicas, responsável pela captação de recursos do Instituto Construir. Desde 2008, o instituto presta assistência às pessoas que vivem em situação de rua. Ela relata que, no Centro, o contato é mais difícil, mais tenso.  André Ferros confirma. “Estava entrevistando um senhor, quando, do nada, ele pediu para eu rasgar todas as anotações”, recorda. “Tentei virar o papel e puxar outro assunto, mas ele fez eu rasgar tudo na frente dele. É um trabalho que precisa ser feito com cuidado”.

Os três estudantes de Publicidade desejam estampar essas frases em camisetas e reverter o que for arrecadado para alguma instituição que trabalhe com moradores de rua.

A Fala Rua
Facebook: A Fala Rua
afalarua@gmail.com

Share Button