Share Button

Às 19 horas de amanhã (18), 1 000 mulheres se reunirão no Buffet França, no bairro de Santa Cecília, para, juntas, prepararem a chalá. O pão redondo e trançado é um dos símbolos do Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, que este ano cai no dia 24 de setembro. Na verdade, “chalá” é, originalmente, o nome dado à porção que é simbolicamente separada da massa durante o preparo e então oferecida a Deus, numa cerimônia de cremação.

news_12833798026641_20

É a primeira vez que o Mega Challah Bake, já tradicional em outros países, acontece no Brasil. As inscrições – restritas a mulheres acima de 16 anos – já estão esgotadas. Cada participante terá acesso aos ingredientes necessários para a confecção da massa e receberá instruções de como preparar a trança. Todas elas levarão para casa dois pães crus, para serem assados no dia da festa.

Segundo uma das organizadoras do evento, que pediu para não ter o nome publicado, é tradição judaica que o pão do Ano Novo seja preparado – “ou, muitas vezes, comprado” – pela matriarca. Para manter o costume, a participação no mega evento é restrita às mulheres. “Não que não haja procura masculina”, revela a organizadora. Um insistente chef de cozinha – interessado em aprender a fazer a massa do tradicional quitute – foi barrado pela organização.

Apesar do veto, tanto o chef como todos os outros que não conseguiram se inscrever no evento poderão matar a curiosidade de presenciar a confecção dos pães. O Mega Challah Bake será transmitido em tempo real neste site.

Mega Challah Bake Brasil
Buffet França
Av. Angélica, 750
18 de setembro, às 19h

Share Button