Share Button

Welcome to Little Igloo Bar”. O São Paulo para Curiosos encontrou um bar na Vila Assunção, em Santo André, no ABC paulista, onde funcionários e clientes só se comunicam em inglês. A ideia é do proprietário, o canadense Rusty Russell Roy Coulson, de 43 anos. O lugar é pequeno e funciona apenas de quarta a sábado. São dez banquetas espalhadas pelo balcão principal. No fundo do salão, um sofá branco de quatro lugares fica sobre um pequeno degrau de vidro, que reflete a cor azul, resultado das lâmpadas instaladas em seu interior. Ao lado dos banheiros, encontra-se a única mesa do lugar, também com quatro lugares. No teto, em meio a flâmulas de times de hóquei no gelo, adesivos de bandas e um aparelho de televisão, que sempre transmite algum esporte ou shows de rock, o dono colocou um sino e a bandeira do Canadá “Quando abri a porta pela primeira vez e vi um lugar tão pequeno, com as paredes todas pintadas de branco, já pensei no nome do bar”, conta Rusty.

DSC05270

“Tem pessoas que não falam nada em inglês, mas gostam do ambiente”, diz o canadense. “Nós tentamos nos comunicar de algum jeito, gesticulando ou até desenhando”.  O canadense é um apreciador de cervejas. Das brasileiras, sua preferida é a Madalena, produzida artesanalmente em Santo André. E para comer? O cardápio não tem nada sólido. Vizinho de parede da pizzaria Dom Michelli, Rusty firmou um acordo para oferecer as redondas aos seus clientes. Em média, 40 pizzas  são entregues por semana no bar.

DSC05271

O canadense inaugurou o bar em dezembro de 2013

Para ajudar no atendimento, Rusty conta com um funcionário diferente por noite. “Venho trabalhar aqui às quartas ou quintas”, explica o analista de importação Murilo Rodrigues Martins, de 26 anos, que mora a duas ruas do bar e aprendeu a falar inglês sozinho assistindo a séries e a filmes no idioma estrangeiro. “O que menos importa aqui é o dinheiro. Venho porque gosto do ambiente e ainda consigo treinar meu inglês”.

O casal Eliseu, 51 anos, e Mylene Medeiros, 48, é cliente assíduo. “Estava passando na calçada e vi esse espaço pequenininho. Achei que o dono fosse morrer de fome”, brinca Eliseu.  “Mas isso aqui bomba. Está lotado”. Além de cliente, Eliseu é aluno de Rusty, que durante o dia é professor particular de inglês e também responsável pelas vendas internacionais de uma empresa de máquinas de sorvete.

DSC05265

Mylene e Eliseu supervisionados pelo professor Rusty

Rusty chegou ao Brasil em 2009, depois de morar 15 anos no Japão. O motivo da mudança radical tem nome: Telma Girauld. A bailarina andreense se apresentava anualmente na terra do Sol Nascente. Quando foi a Osaka, em 2000, conheceu o canadense em seu bar. “Gostei dele na primeira vez que o vi”, confessa Telma. Na época, entretanto, Rusty estava em outro relacionamento. O namoro só foi engatar em 2007. Dois anos depois, Rusty desembarcou em Santo André.  Eles se casaram em 2010 e têm uma filha, Leyla, de 11 meses. Telma parou de dançar para se dedicar à filha. Rusty quer abrir um segundo bar no mesmo estilo. Só que o Little Igloo Bar estará sem o dono em agosto. A família tem uma viagem agendada para Prince Edward Island, terra natal de Rusty. “Vou apresentar Leyla aos meus pais”, explica Rusty. “Por enquanto, eles só a conhecem pela internet.”

Serviço
Little Igloo
Rua Santo André, 283, Vila Assunção – Santo André
Qua. e qui., das 19h à 0h; sex. e sáb., das 19h à 1h
Facebook. Little Igloo

(Com reportagem de Vinícius Custódio)

Share Button