Share Button

Continuo a pesquisa para a nova edição de Os Endereços Curiosos de São Paulo. Descobri agora a Humanimais, que faz um trabalho de terapia assistida por cães, focando nos aspectos pessoal, emocional e físico do paciente. O fisioterapeuta Vinicius Ribeiro, a pedagoga Andrea Petenuci e a psicóloga Lilian Bertolo atuam na ONG TAC+, que atende projetos sociais usando a participação de animais no tratamento de pessoas com necessidades especiais. Em 2013, os três resolveram criar também uma empresa que oferecesse o atendimento para pacientes particulares.

971422_417665031683530_1466999368_n

Além dos três profissionais, a equipe é formada por seis cachorros, que recebem um treinamento específico e contínuo para desenvolver as atividades de maneira adequada. Passam também por uma avaliação comportamental, um teste de saúde com um médico veterinário e o acompanhamento de um adestrador. Cada cão é treinado para uma área específica (educação, terapia ou fisioterapia).

A sessão individual tem duração de 50 minutos e acontece na sede da Humanimais, em Pinheiros. “Um exercício que realizamos com frequência é o incentivo à leitura”, conta Vinícius. “A presença do cão torna a atividade mais lúdica e prazerosa”. A pedagoga estimula o gosto pelos livros, enquanto a psicóloga atacará a dificuldade da criança em ler. A fisioterapia irá estimular os membros superiores do paciente, propondo a escovação do pelo do cachorro durante a leitura, por exemplo.

1002757_190212464474189_1741379162_n

Além das consultas individuais, a Humanimais começou a oferecer também trabalhos coletivos em rodas de leitura. Está levando também o projeto “Entre Patas e Letras” para escolas municipais. A Humanimais conta com o serviço “Dogs in the Office” –  os cães-terapeutas fazem visitas para funcionários em escritórios e fábricas, mexendo com o ambiente de locais de trabalho mais sisudos. Os serviços abrangem todas as faixas etárias. O plano da Humanimais é ampliar ainda mais os negócios, realizando mensalmente uma roda de leitura, com a presença dos cachorros na Livraria da Vila, na Fradique Coutinho, na divisa de Pinheiros com a Vila Madalena.

E as crianças que têm medo de cães? A equipe desenvolve atividades que fazem esse temor ir embora. “Nossa primeira paciente era uma criança que chorava de medo de cachorro e terminou a sessão abraçada com um deles”, lembra Vinicius.

Ele se recusou a fornecer os preços do atendimento para a reportagem.

Atualização do texto (2/4, às 16h):  Depois da publicação da reportagem, a Humanimais esclareceu que os preços das sessões variam de 40 a 220 reais de acordo com o tipo de atendimento a ser realizado.

Humanimais
Rua Artur de Azevedo,1108, 2° andar, Pinheiros
Tel. 99131-5494
contato@humanimais.com.br

Share Button