Share Button

A Praça Universidade Mackenzie, que começa na esquina da Rua da Consolação com a Rua Sergipe, em Higienópolis, sofreu um ato de vandalismo: o busto em homenagem a John Mackenzie (1818-1892), advogado norte-americano que destinou parte de sua herança à construção da escola de Engenharia que carregaria seu nome e que se tornaria uma universidade e uma rede de colégios, teve sua cabeça arrancada.

O caso aconteceu há cerca de 15 dias, conforme relata Edgar Luiz dos Santos, porteiro da unidade do Anglo Vestibulares que fica em frente à praça: “Era mais ou menos umas 10 horas da noite. Eu estava indo embora para casa quando vi uma aglomeração ali em torno da obra. Só vi aquele amontoado de gente arrancando a cabeça”, conta.

Busto em homenagem a John Mackenzie foi violado há duas semanas

O trabalho da artista Denize Barros, inaugurado no dia 28 de fevereiro de 2008, não sofreu qualquer tipo de reparo desde o ataque. No lugar da cabeça encontra-se apenas um copo de isopor e uma maçã. A parte inferior da escultura está trincada e a estrutura que serve de suporte para o busto sofreu leves danos. Segundo a Prefeitura Regional da Sé, não é de praxe que as prefeituras regionais intervenham em reparos como esse.

Ainda que não tenha qualquer símbolo municipal, mas sim o símbolo do próprio Mackenzie, o busto feito de cimento e granito consta no catálogo de obras de arte em logradouros públicos da Cidade de São Paulo. Por meio de sua assessoria o Mackenzie informou que a escultura é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo: “Precisamos da aprovação do Conpresp para a execução da obra”, informou. O Conpresp não retornou os contatos da reportagem.

Escultura foi inaugurada em fevereiro de 2008

John Mackenzie morava na Europa quando soube da existência de uma Escola Americana no Brasil e das intenções de que essa escola abrigasse também uma escola superior de Engenharia. Em seu testamento, ele destinou 50 mil dólares para esse projeto, sendo assim homenageado com o batismo da instituição.

Share Button