Share Button

São tantas hamburguerias abrindo as portas em São Paulo que fica difícil se diferenciar. Algumas têm tentado e acabaram criando até uma modinha: estampar a sua marca no pão. A primeira a utilizar esse recurso foi a Bullguer, na Vila Nova Conceição, que importou a ideia de uma lanchonete nos Estados Unidos. “Um dos meus sócios tem uma metalúrgica e desenvolveu uma peça com essa função”, conta Tiago Koch. “Mas ela queimava quase toda semana de tanto que a usávamos”.

Bull Burger, a primeira hamburgueria em São Paulo a marcar o pão de hamburguer com sua própria marca.

Bullguer: a primeira hamburgueria em São Paulo a marcar o pão

A estratégia de marketing de Koch se popularizou entre a concorrência. O Raw Burger, que abriu as portas em novembro passado na Vila Madalena, é um dos adeptos do pão estampado. “Utilizo um carimbo próprio para pão, uma espécie de chapinha de cabelo com a logomarca no ferro fundido”, explica Rudney Marcondes, sócio da hamburgueria. “Em tempos de mídias sociais a todo vapor, ter a marca no produto é uma grande estratégia. Grande parte da minha clientela nos descobriu por causa disso”.

Hamburguer do Raw Burger marcado com "RAW"

Hambúrguer do Raw Burger: carimbo que lembra chapinha de cabelo

Cauê Farias Fantone, da nova Dock Burger, no Tatuapé, também acredita na força da identidade visual criada por esse mecanismo. “Os clientes não precisam nem marcar a hamburgueria no Facebook ou no Instagram e, mesmo assim, seus amigos saberão onde eles comeram aquele hambúrguer”, comemora Cauê. “A marca já está ali na foto”. Para fazer a marcação, a Dock usa um aparelho elétrico que se assemelha a uma solda caseira.

Dock Burger com a logomarca toda estampada no pão.

Pão estampado da Dock Burger: fotos para Facebook ou Instagram

A Lanchonete da Cidade aderiu à novidade em agosto do ano passado. Mas só marca os hambúrgueres clássicos. “É um toque final que deixa o sanduíche bem charmoso”, diz Camila Prado, gerente da marca, também de olho nas fotos postadas pelos clientes. Essa, digamos, popularização irritou a Bullguer. “Não fui eu que inventei, mas eu trouxe a ideia para o Brasil”, desabafa Koch. Mesmo assim, a marca continua investindo nessa estratégia de marketing e já anuncia novidades: uma prensa especial para marcar dez pães por vez e um carimbo em homenagem aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Para comemorar o primeiro aniversário, a Stunt, no Jardim Guedala, usou o pão estampado durante o mês de março num sanduíche especial, batizado de “Anniversary”. Ele leva quatro hambúrgueres de 80 gramas, intercalados por fatias de queijo prato derretido e bacon caramelizado.

Stunt estampou o pão para comemorar primeiro aniversário

Stunt estampou o pão para comemorar primeiro aniversário

Paulo Yoller, chef da hamburgueria Meats, confessa que pensou num cenário bem “instagramável” quando abriu a primeira casa, há três anos. O luminoso na entrada da lanchonete em Pinheiros é campeão de fotos. Mas ele garante que nunca cogitou estampar a sua marca no pão. “Não acredito que alguém frequente o local apenas por causa do pão estampado”, diz. “Pode até ser a razão para uma primeira visita, mas, se a comida não for boa, o cliente não volta. A marca no pão deixou de ser um diferencial, ainda mais agora que tem um monte de gente fazendo”.

Share Button