Share Button

Quem imagina que em plena metrópole de São Paulo existe uma fonte de água mineral? A história dela é antiga e foi contada no programa “É São Paulo que Não Acaba Mais”, na BandNews FM, sábado passado, pela repórter Débora Alfano. Na década de 1950, enquanto aguardavam o bonde passar na Parada Petrópolis, as pessoas aproveitavam para matar a sede e encher garrafões em uma fonte de água natural perto do ponto, onde hoje está a avenida Professor Vicente Rao, na Zona Sul.

AguaPetropolispaulista (5)b

Fonte de água mineral existente há mais de 40 anos

“As pessoas vinham pegar o bonde para a região de Santo Amaro. O dono da fazenda vizinha à parada de bonde percebeu que as pessoas aproveitavam para coletar água”, conta Amilcar Augusto Lopes Júnior, um dos sócios-proprietários da Água Petrópolis Paulista. “Quando ele percebeu que era uma água de boa qualidade, passou a informação para o Departamento Nacional de Produção Mineral, que cuida das concessões, e obteve uma autorização pra envasar a água mineral, em 1955”.

AguaPetropolispaulista (12)b

Torneiras que abastecem os galões de água no Empório Petrópolis

O tempo, a expansão e o crescimento industrial colaboraram para a formação de uma empresa que envasava e distribuía água da fonte. No inicio dos anos 1990, novos pontos de captação de água foram criados, as máquinas ficaram mais sofisticadas, melhorando a qualidade e a distribuição da água. “Os aquíferos estão a 500 metros de profundidade, e não têm relação com a água de lençol freático, que estão a 20 metros”, explica Amilcar. “A gente chama de cristalina essa região de aquíferos confinados. É de lá que extraímos a água da fonte Petrópolis”.

Ou seja, mesmo com toda urbanização da cidade de São Paulo, a única fonte de água mineral natural continua extremamente pura e saudável como há 60 anos. Por isso, até hoje as pessoas podem ir até o Empório da Petrópolis encher galões e pagar um valor muito menor do oferecido no mercado. Um litro custa 31 centavos.

“O É São Paulo que Não Acaba Mais” vai ao ar aos sábados, às 9h20, apresentado por mim e por Eduardo Barão. Trechos do programa são reprisados de segunda a sexta, dentro do “BandNews São Paulo, às 9h45.

Fonte Água Petrópolis
Av. Professor Vicente Rao, 500, Jardim Petrópolis
Seg. a sáb., 7h/20h; dom. e feriados, 8h/14h
Tel. 99123-1987

Share Button