Share Button

O blog São Paulo para Curiosos comemorou 4 anos na semana passada. Quase esqueci de comemorar.  É que a história começou bem antes. As notas sobre São Paulo nasceram nas páginas do falecido “Jornal da Tarde” em 2002. Mas só foram para a internet em 20 de maio de 2011. Para comemorar, resolvi convidar o autor Toni Brandão para contar seus cinco endereços preferidos na cidade. Toni é um dos mais prestigiados autores de livros teens do país. “O Garoto Verde” teve adaptação para o teatro. O musical “Os Recicláveis” está em cartaz no Teatro Augusta, sempre com casa cheia.

 

 

Curtida 1: Livraria Martins Fontes

A Livraria Martins Fontes foi fundada em 1960 na cidade de Santos (SP) por três irmãos. Na capital, a Martins Fontes chegou duas décadas depois, com a primeira loja instalada na rua Dr. Vila Nova, próxima ao Mackenzie. A preferida de Toni é a filial da Avenida Paulista, pertinho da Brigadeiro Luís Antônio. “Ela está se expandindo não só em tamanho, mas também em conteúdo”, comemora o escritor. “Cada nova área acaba ganhando uma especialização. Tem juvenil, suspense e terror, entre outras”.  E um aviso de Toni:  quem passar por lá não pode deixar de provar o café!

livraria-martins-fontes-paulista

Interior da Livraria Martins Fontes, unidade da Paulista (Foto: Nelson Kon/ Veja São Paulo)

Livraria Martins Fontes – Paulista: Av. Paulista, 509 – Jardim Paulista. Seg. a Sex. das 9h às 22h, Sáb das 10h às 20h, Dom e Feriados das 12h às 20h           

 

Curtida 2: Casa das Rosas

Em 1935, o arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo concluiu a construção da Casa das Rosas, uma mansão em estilo clássico francês com 30 cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista.  A casa era habitada pela filha de Ramos de Azevedo.  Netos do arquiteto viveram ali até os anos 1980. Hoje o local é um centro cultural dedicado à poesia e literatura, oferecendo cursos, oficinas, palestras e apresentações artísticas. “Ali, a poesia está transpirando nas árvores, nas mesas, nas conversas em volta de você”, comenta Toni. “Além disso, a casa é linda e tem eventos maravilhosos”.

casa_rosas02

Fachada da Casa das Rosas, na Avenida Paulista (Foto: FalaCultura)

Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37 – Jardim Paulista. Ter. a Sáb. das 10h às 22h, Dom. e Feriados das 10h às 18h.

 

Curtida 3: Parque Ibirapuera

“Essa dica pode ser meio chavão, mas não tem paisagem mais bonita do que o pôr-do-sol visto no meio das árvores”, explica Toni. Seu espaço preferido  é o Bosque de Corrida, por onde caminha todos os dias por volta das 16h.

cerca-470x260

O Parque Ibirapuera oferece diversos percurssos de corrida e caminhada

Parque Ibirapuera: entradas pelas Avenidas Pedro Álvares Cabral, IV Centenário e  República do Líbano. Todos os dias das 5h às 0h (aberto 24h de sáb. para dom.)

 

Curtida 4: Padoca do Maní

Inaugurada em janeiro, a Padoca do Maní é a irmã mais nova do restaurante que funciona na mesma rua há oito anos. “É um lugar que tem me engordando aos pouquinhos”, brinca ele. “Toda vez que chego lá há uma novidade, que pode ser um pão artesanal ou café servido em canequinhas. Sem contar que os doces são deliciosos!”

IMG_0746

O café da manhã da Padoca do Maní segue uma proposta simples e rústica

Padoca do Maní: Rua Joaquim Antunes, 138 – Pinheiros. Ter. a Sex. das 8h às 16h, Sáb. e Dom. das 8h às 14h.

 

Curtida 5 –  Centro de São Paulo

“Quando fui fazer a pesquisa para o meu livro Muito Romântico, que é um romance gótico ambientado no século 19, circulei muito pelo Centro da cidade e desde então eu não paro de visitá-lo”, diz Toni. “São lugares esquecidos e maravilhosos”. Dentre os diversos pontos turísticos do Centro, Toni seleciona três deles como seus favoritos: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, a Igreja do Carmo e a Igreja da Sé. “É nesse lugar que vemos a cidade de São Paulo se configurando”, ele complementa. “A Faculdade de Direito foi o primeiro lugar em que jovens começaram a fazer bagunça, se apaixonarem, estudarem”.

Triangulo centro

Catedral da Sé (a esq.), Igreja do Carmo (canto superior) e Faculdade de Direito (canto inferior) são alguns dos pontos turísticos do Centro de São Paulo

Faculdade de Direito do Largo de São Francisco: Largo São Francisco, 95 – Centro. Catedral da Sé: Praça da Sé – Centro. Igreja do Carmo: Avenida Rangel Pestana, 230 – Centro.

 

Share Button